Benefícios da prática teatral na vida do idoso vão além do palco e proporciona uma rotina saudável

A vida não é um teatro, mas posso dizer a você que o idoso que faz teatro vive melhor e mais saudável. Não é à toa que são muitos os chamados grupos de teatro da terceira idade que têm a previsão de crescer ainda mais com o aumento da população idosa no Brasil.

Idoso também “faz cena”, mas no teatro! É comum saber de anônimos que já sentiram essa experiência nem que seja como amador, mas podemos ler e ouvir pela mídia relatos diversos sobre o assunto, assinados por profissionais famosos.

No espaço cênico ele experimenta suas emoções e aprende a controlá-las em situações de estresse na sua vida diária. Uma atividade para todos, mas é indicada principalmente para a pessoa idosa, que ainda guarda a inibição desde a infância.

A prática teatral no envelhecimento é uma opção de grandes benefícios para a faixa etária.

É mais do que comprovado pelos “especialistas de plantão” que atividades culturais dão mais qualidade de vida e bem-estar ao idoso. Isso como espectador, imagina o indivíduo no palco do outro lado da plateia se ocupando e exercitando a memória?

Fazendo conexão entre corpo e mente com concentração, o que resulta numa sensação de pertencimento.

Entre outras vantagens estão também o autoconhecimento e a autonomia. O primeiro é o processo que permite o indivíduo conhecer a sua essência. O segundo é a capacidade dele seguir com sua história e seus objetivos resolvendo os conflitos ao longo da vida.

O teatro praticado na terceira idade é prazeroso já que mantém o constante exercício físico e a inclusão social com o trabalho em grupo.

Lembra-se da imagem antiga do idoso? O aposentado que apenas ficava sentado numa cadeira de balanço em casa lendo livros para os netos já é ultrapassado.

Ele tem outros atrativos para sua vida – como cursos, viagens… e a prática teatral.

“Fazer cena” no palco é sem sombra de dúvidas melhor que na vida da gente!

Muitas das vezes o idoso precisa de uma atividade para sair da rotina, algo novo que o surpreenda como aptidão. E por que não, o teatro?

Trabalhar em grupo possibilita o aumento do seu círculo de amigos e contribui para superar aquela terrível timidez. Geralmente nas atividades teatrais o idoso é impulsionado a apresentar ideias novas. Aí, ele acaba não se sentindo sozinho e compartilha com todos determinadas situações da sua vida diária que não consegue resolvê-las.

O idoso pode viver no palco personagens antagônicos à sua real personalidade. E isso é bom. O faz conhecer outras vidas, melhor dizendo, outras características fundamentais da espécie humana.

Mais dicas dos benefícios do teatro para o idoso:

  • Melhora a respiração
  • Mantém a memória em dia
  • Crescimento da autoestima
  • Aprende a se posicionar na família e entre amigos
  • Ajuda a eliminar a depressão
  • Contribui com a socialização

Experimente! 😉

 

Herica Oliveira
Últimos posts por Herica Oliveira (exibir todos)