Será que estamos sem emprego ou sem profissionais qualificados para as exigências do mercado de trabalho? Começo este texto com um importante questionamento para você que ainda não se qualificou, mas quer um bom emprego.
É comprovado por constantes pesquisas que o mercado de trabalho na área de Cuidador de Idoso é o que mais cresce no Brasil. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, esse mercado tão competitivo e veloz chegou a 574%.
Quando recebo ligações ou mensagem no WhatsApp, as abordagens são as mais curiosas possíveis: “Tem vaga de emprego para mim?”, pergunta uma. “Pode ser qualquer coisa”, emenda outra. E assim seguem mais outras com muitas interrogações.
Sei de pessoas que relatam todas as suas dificuldades na vida para o possível recrutador que nem sempre dá atenção e mesmo se sensibilizando com a história esbarra na falta da “qualificação”. Hoje a qualificação profissional é mais do que necessária para um contrato de trabalho com desempenho eficiente.
A verdade é que as diferentes formas de ir em busca do chamado “ganha-pão” podem ser bastante inusitadas, porém a questão da desqualificação profissional merece a nossa atenção.
Falo das lacunas geradas pela falta de informação e educação de qualidade. A precariedade do acesso, a falta de perspectiva e muitas vezes uma mentalidade contaminada pelas crenças limitantes. Tudo isso é decisivo para que o profissional continue à procura incessante por oportunidade, que não encontrada gera uma grande frustação e a certeza de ser uma pessoa fracassada.
Mas o que você como Cuidador com ou sem experiência ou ainda em formação tem a ver com isso?
Tem tudo a ver e muito mais do que imagina, porque são as escolhas e a maneira como está conduzindo a sua carreira que irão tirar ou incluir você na longa lista de desempregados.
Mas preciso deixar algo bem claro, ter uma certificação não é suficiente para que você seja bem-sucedido na sua área de atuação. Os empregadores procuram por profissionais que tenham as habilidades e competências necessárias para realizar um excelente trabalho e não será um papel impresso que vai dar a você essas qualidades.
Por isso, você precisa de constante atualização e buscar a alta performance para ser valorizado pelos serviços que desempenha. Cursos de capacitação, vivências mesmo que incialmente por voluntariado podem ser estratégias que vão lhe proporcionar experiência e credibilidade.
Atente para os pequenos e grandes detalhes. Quantas pessoas deixaram de avançar na seleção de emprego por falta de conhecimento básico da língua portuguesa? Muitos recrutadores testemunham que um dos primeiros critérios para o avanço ou não nas etapas de seleção é a forma como o candidato preenche o formulário de inscrição.
Outro fator importante é ter conhecimento sobre o perfil das agências e também como está o mercado de trabalho na área que você deseja. Isso é fundamental para a sua posição diante de informações que irão agregar valor a sua entrevista de emprego, por exemplo.
O currículo é a sua vitrine profissional, mas tenha atenção para o que de fato é relevante e o deixe diferenciado. Não construa um currículo com informações genéricas. Em nosso canal no YouTube eu falo exatamente como construir o passo a passo.
Não se contente em ser profissional pela metade e busque conhecimento para uma formação integral que coloque você no patamar merecido. Mas se você for do tipo de pessoa que já ficou com preguiça só de pensar no esforço para alcançar o almejado sucesso, sinto informar que o seu caminho da procura por emprego será durante muito tempo. E se o conseguir, provavelmente, receberá um salário bem menor que o convencional.
Existem os bem empregados e os qualificados, mas que não encontraram ainda a oportunidade. Existem os que vivem o círculo vicioso das oportunidades que nunca aparecerão. E de quem é a responsabilidade?
Se você não for à luta para conquistar seus objetivos nada de novo vai acontecer na sua vida. Pense nisso, chega de ficar paralisado, tome uma atitude e mude o curso da sua história.
A Casa do Cuidador acredita em você!
- Socorro, o medo me parou! - 25 de junho de 2022
- Não Morra para a Vida - 11 de junho de 2022
- Como ser um Cuidador de Alta Performance? - 28 de maio de 2022